sábado, 9 de janeiro de 2010

ESTAMOS A TODO VAPOR

Depois de avaliar vários textos e propostas de montagem, o diretor do grupo CATAVENTO Léo Souza optou por remontar o espetáculo "A RUA DE TRÁS!", uma dramaturgia criada por Léo Souza e Saulo Campos no ano de 2004, para a montagem do Grupo Teatral Corpo & Alma daquele ano. Agora o grupo CATAVENTO se apropria do texto novamente para poder criticar a sociedade tal como ela é. E no meio das águas pútridas e dos restos de lixo da Rua de trás os atores vão mergulhar num mundo repleto de possibilidades para construir personagens que vão mexer com as verdades do espectador, com as mazelas da platéia... e que vão dar muito trabalho ao diretor. As personagens já estão prontas para serem vestidas pelos atores, apesar de todos saberem mais ou menos os contextos, ninguém ainda sabe quem será quem. Mesmo porque ainda teremos novos integrantes no projeto. Mas vamos falar um pouco das personagens, que funcionam como núcleo. E enquanto você curte um pouco mais da história, os integrantes do grupo já podemsão empregados d viajar coma as personagens que querem representar no palco!

A RUA DE TRÁS!
espetáculo de saulo campos e léo souza

Quem são as personagens?

SEM CONDIÇÃO: Andarilho viajante, que vive aventuras em todos os lugares, mas que encontra um menino perdido no meio do nada. E eles vão sair juntos poara descobrir as cores do mundo!

MENINO: O menino foi abandonado numa cidadezinha que acabou de ser dizimada por uma guerra sem precedentes. E vai sair pelo mundo juntamente com Sem Condição, que vai lhe contar a história da Rua de Trás!

RAFAEL: Menino de famíla rica que acabou de perder o avô. Rafael tem problemas de convivência com a mãe, Dona Laura, e encontra na figura de Manuel, o avô que tanto queria reencontrar.

LAURA: Empresária, dona de uma rede de lojas, que ajuda pessoas que nem conhece, mas que não vê os mendigos que estão batendo em sua porta, pedindo ajuda. É a mãe de Rafael.

OS MENDIGOS!

MANUEL: Velho mendigo. Muito estudado, mas que largou tudo depois que matou acidentalmente a própria filha e foi viver com os mendigos. Tenta lutar contra Juquinha Baleiro e suas maldades!

JUQUINHA BALEIRO: O traficante da Rua de Trás. Ele aproveita das crianças do beco para vender suas balinhas. Mas é um oprimido pela sociedade.

CAPANGA: Ele é o Capanga do Juquinha Baleiro. Ele é mudo e muito malvado. Tenta oprimir os mendigos que moram no beco.

TIKINHA: Saiu de casa porque não aguentava mais morar com a mãe e o marido da mãe. É viciada em balinhas e apaixonada por Juquinha Baleiro.

CAROLYNE: Depois de passar por três orfanatos ela decidiu fugir e morar no beco. Mas seu sonho era ser adotada... Mas ela é muito feinha. E como ela mesma diz, vive com um bando de mendigos catarrentos e sujismindos - iguais a ela!

COSME E DAMIÃO: Irmãos gêmeos. Um muito agressivo, outro meio afeminado! Eles vendem balinhas no sinal e trabalham para o Juquinha!

MAURICINHO: Ele era filho de família rica e foi expluso de casa depois de esfaquear o irmão e ser preso por roubar a própria mãe .

MARIA: Depois que o seu único filho morreu, Maria ficou vagando louca pelo mundo até chegar à rua de trás. Fica procurando o filho!

A LUTA ENTRE O BEM E O MAL

ANJO: Olha para os mendigos e trava uma luta de poderes contrao Bufão 1. É o anjo quem determina a luta de classes, narrando as ações das personagens

BUFÃO 1: Além de bufão, ele representa o mal. Trava a luta contra o ANJO durante as ações do espetáculo.

BUFÕES: Seres com defeitos físicos acentuados, os bufôes servem para criticar todo mundo, até eles mesmos. Os bufões vão dar um tom cômico para o espetáculo!


Depois de conhecer o universo das personagens, agora é só aguardar ansioso para a estréia do mais novo espetáculo do CATAVENTO! Venha conhecer o mundo dos mendigos em "A RUA DE TRÁS!"...

Ah, e não deixem de acompanhar sempre o nosso BLOG!

3 comentários:

  1. ah!!! notícia boa hein!!!
    por favor me informem de como tá indo!
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Claro Marcos... É sempre bom ver amigos por perto! Os trabalhos ainda estão começando, mas espero que acompanhe nossa nova pesquisa de um tema velho e de um espetáculo batido... Mas sempre há algo de novo pra contar... Um abraço! G

    ResponderExcluir
  3. "Tenho saudade daquele tempo em que eu vivia um sentimento quase infantil"
    Esse grupo estara para sempre em meu coracao, nao importando o tempo que passe ou as lagrimas que escorrem d saudade, amo voces.
    Abracao
    Ass: Lindo e gostoso Alê

    ResponderExcluir