domingo, 3 de janeiro de 2010

"A Rua de Trás!"

Espetáculo sobre a realidade social é o novo trabalho do Grupo...



Imagem da primeira montagem do espetáculo, realizada em dezembro de 2004 e novembro de 2005, respectivamente, pelo Grupo Teatral Corpo e Alma, sob a direção de Léo Souza.


Partindo da necessidade da pesquisa de novas formas de linguagem cênica, o ator e diretor Léo Souza apresenta seu novo projeto, o espetáculo teatral “A Rua de Trás!”. Explorando aspectos da linguagem do distanciamento crítico, proposto pelo teórico e dramaturgo Bertold Brecht, o espetáculo pretende mostrar a qualidade da produção teatral itaunense; convergindo em um só evento música e poesia, prontos para despertar no espectador amor e solidariedade, fazendo com que o mesmo, através da identificação catártica, se emocione, ria e chore junto com os atores. O espetáculo propõe uma viagem até o mundo obscuro dos mendigos para mostrar à sociedade que a vida é algo maior do que pintam as novelas. Assim, ele vai ganhando forma, através de um texto onde a crítica se torna um ferrenho mecanismo de discurso, para fazer com que o público reflita sobre os problemas vividos pelos mendigos, que podem ser encontrados em qualquer rua de uma grande metrópole.
Através de um colorido primário – como quebra da realidade seca dos dias atuais - o espetáculo é construído por meio de uma longa pesquisa de personagens, onde os tipos sociais saltam da realidade para a fantasia. Os atores buscam - através da pesquisa de linguagem corpórea, como a construção de tipos sociais -, além de uma formação complementar dentro do próprio trabalho de pesquisa de personagens, novos valores para desenvolver a arte individual, assim como aprimorar o seu talento, na construção de diferentes tipos e arquétipos. Contando assim, com uma base sólida para o desenvolvimento de sua pesquisa.
Procura-se então, a convergência de múltiplas linguagens dentro de um mesmo evento, que ao unir música e teatro, proporciona ao espectador boas doses de diversão e reflexão sobre a luta do homem contra ele mesmo e a seu favor.
Basta, portanto, se deixar entrar para um mundo onde realidade e fantasia se misturam. Venha então conhecer “A Rua de Trás!”.




O Espetáculo...




Em “A Rua de Trás!” passado e presente se encontram para contar a história de um lugar ao qual a sociedade costuma fechar os olhos para não ver. E o que é mostrado é o beco... o lugar onde os descamisados tentam sobreviver, tentam acreditar que aquele ser maioral não os abandonou. Os mendigos que lá vivem querem provar que a realidade é algo maior do que pintam as novelas.
Mas no meio das águas pútridas e dos restos de lixo d’A RUA DE TRÁS!, nasce uma amizade que condena os condenadores e preconceitualiza os preconceituosos. O menino é Rafael, um garoto de classe alta que vê na figura do velho mendigo Manuel, o avô que acabara de perder. Assim os dois se tornam grandes amigos, e prometem ficar eternamente juntos, lutando contra as forças da mãe do Garoto - Dona Laura - uma grande empresária, dona de uma rede de lojas. Assim vai sendo traçado o contexto do espetáculo, mostrando que no beco tudo que acontece é uma fatia da vida, vomitada nos olhos cegos de quem não quer enxergar. E em tom de despedida os mendigos te convidam a entrar... A conhecer

A RUA DE TRÁS!

2 comentários:

  1. foto mais linda que vai deixa saudades

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pedro... Vamos ter saudades sim, mas este é apenas o começo de um trabalho. Outros estão vindo e esperamos contar com sua inigualável presença, já que é o primeiro premiado deste grupo (Melhor ator - FetoBH). Parabéns e continue assim!

    ResponderExcluir