"Desenvolver o pensamento artístico a partir de oficinas de teatro com os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Dona Judith Gonçalves"! Este é o objetivo principal do Grupo Catavento, que nasceu em 2009 para fazer com que a sociedade discuta o teatro como uma possibilidade de enfrentar as mazelas sociais engendradas na comunidade. Se quer conhecer mais um pouco deste nosso BRINCAR DE FAZER AQUILO - teatro - EM CIMA DO PALCO... Entre e fique à VONTADE!
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
CATAVENTO ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVOS INTEGRANTES!
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
GRUPO CATAVENTO ganha prêmios em BH
"Eu queria agradecer ao Bruninho, meu companheiro de cena... A todos os meninos
do Catavento... Eu tô feliz demais, galera!" - Pedro Henrique Amaral, MELHOR ATOR do FETO-BH, no discurso de comemoração pelo prêmio recebido... Entre muitas lágrimas - dele e da gente - claro! Ele merece!
"Ah, eu queria dizer só mais uma coisa... (gritando, como o Belzebu) Eu Voltareiiii!" - Filipe Corrêa, vencedor - e que vencedor! - do prêmio de MELHOR FIGURINO do FETO-BH, em seu discurso de agradecimento durante a festa de premiação.
QUEBREI a CARA!
Quebrei a cara!
Muitas coisas podem ser feitas em um curto espaço de tempo, mas um espetáculo não. Antes de dizer que é preciso um conhecimento prévio em teatro, digo que é preciso um conhecimento prévio do outro. Sempre acreditei nisso. Quebrei a cara! Depois de quase 22 anos de teatro, depois de trabalhar com alguns dos melhores profissionais deste estado, aparecem vocês: um grupo de adolescentes petulantes, confiantes e, acima de tudo, sensíveis. Aparecem vocês para me provar que eu estava errado. Pura petulância era a minha em achar que eu sabia demais. Mas aí veio o primeiro problema: eu os achava tão fúteis que acreditei que seria apenas mais um trabalho com adolescentes mimados. Quebrei a cara! Vocês se tornaram pessoas importantes para mim. Daquelas que me dá vontade de ligar de madrugada para saber se está bem, que me faz querer ficar no sanduíche até tarde, não importa o quão cansado eu esteja. Pessoas que fazem com que



GRUPO CATAVENTO - Pensando a sociedade a partir do teatro

O projeto, desenvolvido pela Escola Estadual Dona Judith Gonçalves, em parceria com a ONG Usina de Sonhos – Ponto de Cultura do Ministério da Cultura – prevê a apresentação do espetáculo em praças públicas da cidade de Itaúna, depois de participar do FETO-BH (Festival Estudantil de Teatro de Belo Horizonte) onde possibilitou aos mesmos alunos a ampliação de seus horizontes de teatro e pesquisa. Lá, os mesmos puderam trocar experiências no fazer teatral com outros alunos, que convivem com a mesma realidade, que têm a mesma idade, como também de atores que exercem tal atividade em um nível profissional. Esta abertura de horizontes pretende promover não apenas o acúmulo de experiências teóricas e práticas, como também de encarar a atividade teatral como uma possibilidade de desenvolvimento profissional.