sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

QUEBREI a CARA!

CARTA AOS ALUNOS DO PROJETO CATAVENTO:



Quebrei a cara!

Muitas coisas podem ser feitas em um curto espaço de tempo, mas um espetáculo não. Antes de dizer que é preciso um conhecimento prévio em teatro, digo que é preciso um conhecimento prévio do outro. Sempre acreditei nisso. Quebrei a cara! Depois de quase 22 anos de teatro, depois de trabalhar com alguns dos melhores profissionais deste estado, aparecem vocês: um grupo de adolescentes petulantes, confiantes e, acima de tudo, sensíveis. Aparecem vocês para me provar que eu estava errado. Pura petulância era a minha em achar que eu sabia demais. Mas aí veio o primeiro problema: eu os achava tão fúteis que acreditei que seria apenas mais um trabalho com adolescentes mimados. Quebrei a cara! Vocês se tornaram pessoas importantes para mim. Daquelas que me dá vontade de ligar de madrugada para saber se está bem, que me faz querer ficar no sanduíche até tarde, não importa o quão cansado eu esteja. Pessoas que fazem com que eu me doa por completo por um projeto que nem eu acreditava. Achei que isso tudo ia acabar depois do FETO. Quebrei a cara! Quando assisto o choro da Sofia ou do Pedro no vídeo, ou o Gui acusando o Filipe porque ele já sabia... Quando sinto o abraço da Paty e da Keli, o olhar desconfiado da Deby ou o carinho da Pri... Quando percebo a felicidade do Álisson e a incerteza do Samuca, do mesmo jeito que a certeza da Bruna...
Quando vejo isso tudo é que percebo que me tornei tão adolescente quanto vocês, com os olhos brilhando como vocês e tentando colocar o dedo (...) na ferida não cicatrizada para oferecer mais do que eu posso, é que vejo que – mais uma vez - quebrei a cara! Porque pensei que vocês eram muito pouco importantes para mim. Mas analisem: Eu chego à noite em casa e já sinto saudade de cada um de vocês. E penso: “Sou a pessoa mais feliz do mundo por ter quebrado tanto a cara”! Galera, estamos juntos há quase quatro meses e parece uma eternidade. E se mesmo a gente nunca mais se encontrar depois desta, eu queria que soubessem que não é qualquer professor que se deixa envolver tanto por um grupo, que confia tanto, que se torna tão amigo. E é quebrando a cara

que eu digo: EU AMO VOCÊS! E queria definir cada um com uma palavra: FILIPE: Certeza! SAMUEL: Confiança! ALÊ: Felicidade! KELI: Sensatez! PRI: Carinho! PATRÍCIA: Sinceridade! SOFIA: Superação! DÉBORAH: Graciosidade! GUILHERME: Inteligência! BRUNA: Sabedoria! ÁLISSON: Presente! PEDRO: Reciprocidade! AOS MEUS SUPERIORES: Vocês são como pais e mães! AO GRUPO: Amor, palavra átomo... Molécula que a tudo anima!
Desculpem o chororô, mas a lágrima é verdadeira. Esta é a minha singela homenagem! Queria ter mais 100 anos junto com vocês! Agora só me resta dizer três palavras: OBRIGADO, BeijosMil e ABRACIMENSO! E se alguém ainda não acredita na gente...

Que quebre a cara!

Professor Léo Souza!

Um comentário:

  1. noooossa léo . Que linda a homenagem ! é bonito ver o seu carinho e dedicação pelo grupo de tatro , o tanto que vc os considera .. rsrs
    Fico feliz por agora estar dentro também , quero 'trabalhar' e me divertir com vocês \o/

    PS : amei as fotos *-*

    ResponderExcluir